Mestre José Franco

 

 

Tendo dirigido uma boa parte  da seu talento  à arte-sacra, José Franco, escultor e mestre oleiro  reconhecido em todo o mundo - até no Vaticano se encontram obras suas - acabaria por se ver perpetuado pela popular  aldeia típica,  miniatura de uma aldeola saloia do início do século XX, onde podem ser apreciadas, a partir de  cenas da vida da época, reproduções (mecanizadas, em boa parte, a água) das tarefas, artes, ofícios e costumes do povo da região. Amigo de artistas, nacionais e estrangeiros, privou com os maiores ícones culturais lusófonos do século passado, admiradores do seu talento popular. Aliás, o próprio Jorge Amado escreveria: " ... José Franco, artista do barro e da vida - um grande homem do povo - um português que nasceu com o dom misterioso da beleza e a distribui como  um bem de todos... " A Aldeia saloia é a concretização de um sonho e visitá-la é, um pouco também, sonhar!

José Franco

José Franco

Aldeia Típica

Em 1945 José Franco idealizou construir ao pé da casa em que vivia e da sua oficina de oleiro um museu vivo da sua terra que reproduzisse os hábitos, as actividades laborais e alguns aspectos e tradições da vida rural. Moinhos, barbearias, indústrias artesanais, o trabalho no campo - com os figurantes engenhosamente movidos a água - e demais actividades estão reproduzidos com minúcia pelo mestre oleiro. Retratos fiéis da vida campesina construidos a partir do centro de um maravilhoso universo de encantar, a pequena oficina de oleiro. Um local para visitar e revisitar,  verdadeiro museu etnográfico.

 

 

*** Necessita de ter instalada no seu pc, no mínimo, a versão 9 do Flash Player para visualizar correctamente este conteúdo ***
Verifique a sua versão

loja-do-passado
visite-a-aldeia
visite-a-aldeia Jose Franco
antigo-pescador
antigamente
antigamente


Comentários

  Nenhum comentário Comente
Contacto

Olaria e Aldeia Típica José Franco
(Mafra)
Sobreiro - Casa Museu


Estrada Nacional 116 Sobreiro
2640-578 MAFRA
261 815 420
261 815 420